2 de out. de 2014

Orações Secretas

“Mas quando você orar, vá para seu quarto...” (Mt 6:6)

 Quando paro para analisar este pedido aparentemente tão simplório, me pergunto o que na verdade e profundidade de seus mistérios Deus quer nos dizer com “vá para o quarto”? A cada dia temos aprendido mais acerca do propósito de Deus para nossas vidas e nestas poucas palavras quero compartilhar com vocês algo que o Senhor tem colocado em meu coração.

O quarto me leva a uma vida e fé cristãs autênticas. Ao ler Mateus 6.6 vejo que Jesus quer que minhas primeiras palavras, e as mais íntimas, sejam dirigidas ao Pai! Não em uma oração em público, mas em secreto. Ele quer ouvir o que flui de dentro de mim para fora, num lugar onde não haja espaço para reconhecimento de outros.

Somente quem crê piamente em Jesus se entrega a esta prática. A autenticidade acontece nesta experiência de recolher-se num lugar secreto, num lugar íntimo. Lá você está na presença de Deus, sem platéia! Aliás, quando não existe a presença da platéia, não há graça em encenar. Lá o único público é o próprio Deus; e este não aparece fisicamente aplaudindo. Assim, no quarto, não há lugar para fingimentos, máscaras, hipocrisia ou falsidade qualquer. Ali você é o que é.

Quando estamos face a face com o Deus vivo não temos como esconder-nos ou omitir a verdade. Na realidade, é no quarto que a fé cristã deixa de ser uma “casca” religiosa e passa a fazer sentido, não somente para aquele que usufrui destes preciosos momentos, mas também para aqueles que, sem saber, são alcançados pelos pedidos de quem ora assim. Orações secretas (para os outros, não para Deus) no quarto é a identidade do crente verdadeiro. Não existe fé cristã pura sem esta oração.

Se você pode ore comigo: Senhor Jesus, converte-me em um cristão que tem real prazer em recolher-se para orar! Que eu ame a comunhão e a intimidade contigo sem esperar qualquer reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário